terça-feira, 30 de dezembro de 2014

E.A.V. São Bernardo LTDA

Último post de 2014.


Mercedes-benz O-362 da E.A.V. São Bernardo que circulava no final dos anos 70 e inicio dos anos 80. Nessa época ela fazia algumas linhas para São Paulo junto com a Santo Ignácio. Desenho pintado por mim a partir de uma matriz sem pintura.

A empresa foi fundada em 3 de outubro de 1930 tendo como sócios na época Luiz Antônio Angelo, José Borali, Heitor Tozzi e João Romano.

Jardineiras que faziam a linha São Bernardo/São Paulo da E.A.V. São Bernardo LTDA na década de 1930. Foto do Álbum de São Bernardo, publicado originalmente em 1937 e disponível para consulta no site Memória e Acervo Online da Prefeitura de São Bernardo.


Anuncio na revista ABC Ilustrado de Agosto de 1960 em comemoração aos 407 anos de São Bernardo e pertecente ao site Memória e Acervo Online da Prefeitura de São Bernardo.


Uma curiosidade encontrada aqui. Um ofício da Câmara Municipal de São Paulo feito pelo vereador Antenor Erveu Bettarelo em 20/02/1952 ao prefeito da época em São Paulo, Dr. Armando de Arruda Pereira sobre irregularidades da E.A.V São Bernardo que fazia a linha São Bernardo/ São Paulo até Alto do Ipiranga. Abaixo uma transcrição "ipsis litteris":

"        Indico, ao Senhor Prefeito Municipal de São Paulo, se digne tomar as providências necessárias a-fim-de que a E.A.V. SÃO BERNARDO LTDA, que explora a Linha Alto do Ipiranga, com séde à Rua Marechal Deodoro, 418, em São Bernardo, reponha o número anterior de ônibus que seriva êsse populoso bairro proletário de nossa Capital. e deixe de , a título de serviço extra, cobrar para certos ônibus seus, da Linha Alto do Ipiranga, Cr.$1,50 para cada viagem.

                          Jusificação

          Essa Emprêsa de ônibus está usando de um estratagema para explorar incautamente o povo de nossa terra numa tentativa de burlar a lei.
        A pretexto de instalar em sua linha de ônibus-Alto do Ipiranga, uma inovação, qual a de ônibus expressos, a E.A.V. SÃO BERNARDO LTDA retirou, dessa Linha de ônibus 22, alguns carros que fazem o mesmo intinerário, tem as mesmas paradas, gastam no percurso o mesmo tempo, cobram, ao invés de Cr.$1,00 (um cruzeiro), Cr.$1,50.
      O povo do bairro do Ipiranga está revoltado. Revoltado estamos também nós, por êsse verdadeiro lôgro, que é, em última analíse, um roubo, roubo à bolsa do pobre munícipe.

                                                                                  São Paulo,20 de Fevereiro de 1952"


Ônibus da empresa E.A.V. São Bernardo, o mesmo ônibus que aparece em preto e branco na foto abaixo e com suas cores verde (ou azul turqueza?) e laranja. Foto da revista Panorama - Agosto de 1957 e pertencente ao site Memória e Acervo Online.


A reclamação acima é de, além de retirar alguns ônibus da linha ela cobrava uma passagem superior ao praticado na época por ônibus de sua propria empresa que faziam o mesmo trajeto.

Ela também fazia linhas para São Paulo que saiam de Diadema até 1964, quando essas passaram para a Viação Diadema.

Durante década de 60 e parte da década de 70 ela fazia as linhas até o bairro do Glicério em conjunto com a Expresso São Bernardo. As linhas eram:

Linhas Interminucipais
São Bernardo - São Paulo (Via Anchieta)
São Bernardo - São Paulo (Via Rudge Ramos)
São Bernardo - São Paulo (Via Estrada do Vergueiro)
São Bernardo - São Paulo (Via Marginal)
São Bernardo - São Caetano (Via Rudge Ramos)
São Bernardo - Pça da Liberdade (Via Diadema)
Micro ônibus Rápido São Paulo

Linhas Municipais para Parque Municipal, Riacho Grande e Alto da Serra.



Na foto acima, um Caio Jaraguá da E.A.V.São Bernardo no ponto final da linha "Alto da Serra", divisa de São Bernardo do Campo x Cubatão. Na cena, o famoso "pouso de Paranapiacaba" (não confundir com a vila de Paranapiacaba em Santo André), de onde se avista o mar. Imagem do acervo Estadão, 29-06-1968 e publicada no perfil de Luiz J. Lahuerta no Facebook.



Tão florescentes se mostravam os negócio de transporte de passageiros que, no final da década de 50, a família decidiu suprir sua frota com carrocerias próprias, para isto construindo em São Bernardo do Campo um moderno protótipo sobre chassi Mercedes-Benz LPO, modelo base de sua frota. O veículo, que tinha estrutura metálica e revestimento frisado em alumínio, denotava o cuidado observado nos detalhes de projeto, visível no desenho da grade – em chapa de alumínio perfurada, em continuidade ao chapeamento das laterais -, nas janelas deslizantes com bandeira escura e quadro em perfil extrudado – semelhantes à bem resolvida solução encontrada pela carioca Cirb -, na localização da caixa de itinerário, abaixo dos para-brisas – proposta inédita em carrocerias urbanas -, e até no grafismo utilizado no logotipo especialmente preparado para o carro.
Embora a única fotografia disponível do veículo (alocado à frota da Auto Viação São Bernardo) estampe na caixa de itinerários a expressão “Carroceria Irmãos Romano”, se desconhece se foi constituída uma empresa para produzi-lo em série ou se permaneceu exemplar único. Caso a primeira hipótese seja a verdadeira, certamente foi muito reduzido o número de unidades fabricadas.

********************************************************************



CAIO Bossa Nova, chassi Mercedes-Benz LP-321. Acervo: Adalberto Mattera e colorido por Luiz J. Lahuerta.

************************************************************


Caio Bossa Nova modelo1961, sobre chassis MB LP 321. Pesquisa de Adalberto Mattera

As duas empresas usavam ônibus do modelo CAIO Jaraguá mas com pinturas diferentes. A Expresso usava pinturas amarelas com uma faixa central prata enquanto a E.A.V. São Bernardo usava faixa amarela embaixo, azul em cima e uma faixa central prata. Como o da foto abaixo.


O modelo da foto é um Carbrasa, encarroçados no chassis Volvo, durante a gravação do seiado televisivo Vigilante Rodoviário em 1961 na Via Anchieta . Destaque ao logotipo traseiro onde está o número do ônibus.

Já no final dos anos 60 mudaram para o CAIO Jaraguá e a pintura mudou pouca coisa.


Acima temos uma foto com um ônibus da empresa que passava pela Marechal Deodoro em 1967. É o último quase em frente ao Cine São Bernardo. Foto Mémoria e Acervo Online


Anúncio da aquisição dos Caio-Magirus - em 18-08-1968. Foto publicada no perfil de Luiz J. Lahuerta no Facebook.


Na metade da década de 70 sai a Expresso São Bernardo e entra a Santo Ignácio da mesma família que comanda a E.A.V. São Bernardo e Expresso Brasileiro, a família Romano. E os ônibus começam a mudar também. Entram os Caio Gabriela I e o Mercedes-benz O-362. Já no final da década de 70 entram os Caio Gabriela II.

Dificilmente acharei a foto colorida, mas isso ficou marcado muito na minha infância vendo estes micros ônibus cortanto a Via Anchieta. Esse é o famoso "rápido" micro ônibs pintados com cores diferentes (Azul Royal, e Branco) que ia de São Bernardo a São Paulo e cobrava tarifa diferenciada. Foto de jornal publicada no perfil de Luiz J. Lahuerta no Facebook.



CAIO Gabriela I última pintura antes de encerrar atividades em 1990 - Foto Guarabus


Tinham 3 linhas que faziam o trajeto até São Paulo no Parque Dom Pedro II. Eram a  152 que ia pela Anchieta, 153 que ia por dentro de Rudge Ramos via Senador Vergueiro e a 154 que passava pela Caminho do Mar. As outras que passavam pela Via Anchieta ou por Diadema eram da Santo Ignácio.

Foto de um Caio Gabriela II parado no Ponto Final no Parque Dom Pedro II. Ao fundo um Ciferal da Viação Santapaula de São Caetano do Sul e um Amélia da Viação Penha-São Miguel de São Paulo. Foto de Mário Custódio.


Em 1988 sai a Santo Ignácio e as linhas passam para a E.A.V. São Bernardo mas não por muito tempo. Aos poucos os ônibus azul e branco da Viação Riacho Grande começa a fazer algumas linhas da Santo Ignácio. E no inicio da década de 90 sai definitivamente a E.A.V. São Bernardo de cena entrando a Riacho Grande que está com operando estas linhas até hoje.



Print feito por esse que escreve neste blog a partir de um vídeo publicado no YouTube de uma viagem de São Paulo à Santos pela Via Anchieta em 1988. Este trecho é no Km 15 quase em frente ao Makro.



Foto de 1985 de um Caio Gabriela I na sua linha inaugural até o Pq. Terra Nova II. Foto tirada do grupo "Fotos Antigas de São Bernardo do Campo" no Facebook.


 Um ótimo 2015 a todos!

Postagem mais recente Postagem mais antiga

3 comentários:

  1. No mesmo site do Acerto de SBC encontrei esta foto colorida: http://goo.gl/GkQe4b

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Leandro_es. Já publiquei a atualiação no post.

    ResponderExcluir
  3. Linda matéria. Morei no Parque Espacial de 1980 até 2002, pegava sempre o Mercedes-benz O-362 da E.A.V. São Bernardo na garagem da José Romano para ir para a escola atrás da igreja Matriz. Se não me engano o número do carro era 256. Um grande abraço e parabéns!!!

    ResponderExcluir

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top